Foi lançado, na última sexta-feira, em Maputo, o livro intitulado “Análise do Seguro Indexado para os Pequenos Agricultores em Moçambique – Invertendo o Modelo Tradicional de Seguro”, da autoria de Israel Muchena, director Regional de Seguro Agrícola da Hollard.
O evento contou com a presença de representantes do Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM), do Observatório do Meio Rural (OMR), do Centro Regional de Excelência em Sistemas Agroalimentares e Nutrição (CE-AFSN) da Universidade Eduardo Mondlane, entre outros distintos convidados.
A obra retrata a trajectória iniciada em 2012, quando foi necessário inverter o modelo tradicional de seguros para criar um seguro agrícola acessível a agricultores rurais de baixa renda.
Durante a cerimónia, o autor explicou a motivação por detrás da publicação. “Moçambique é um dos países mais vulneráveis do mundo aos riscos climáticos severos, e temos acima de 4 milhões de pequenos agricultores dependentes da terra e sem medidas de mitigação de risco. Este é o meu contributo para promover o seguro entre os pequenos agricultores e a inclusão financeira”.
“Como refere o título deste livro, sobre inverter o seguro agrícola, provamos que o seguro pode ser inclusivo, a tecnologia pode ser empoderadora e as parcerias podem transformar sectores inteiros”, destacou Henri Mittermayer, CEO da Hollard e apresentador da obra.
Utilizando tecnologia de satélite, pagamentos móveis e parcerias com empresas fornecedoras de sementes, foi desenvolvido um modelo inovador de seguro indexado que chega diretamente aos campos dos pequenos agricultores, integrado aos insumos agrícolas essenciais. Actualmente, mais de 37 mil agricultores beneficiam-se deste seguro nas províncias de Manica, Sofala e Tete.
“Esta noite, ao celebrarmos este livro, também celebramos uma mudança fundamental na forma como medimos o sucesso. Sim, monitoramos prémios e sinistros, mas, mais importante do que isso, contabilizamos as famílias protegidas, as comunidades fortalecidas e os ciclos de pobreza quebrados”, acrescentou Mittermayer.
Israel Muchena é também autor de outras obras reconhecidas internacionalmente. Foi distinguido com o prémio de Livro Africano de Seguros do Ano pela Organização Africana de Seguros pelos títulos “Desenvolvimento de Seguros em Moçambique” (2017) e “Desenvolvimento de Seguros em Angola” (2019).
A edição em língua portuguesa da nova obra tem lançamento previsto para outubro próximo, na cidade de Chimoio, província de Manica.