Arranca hoje pelas 17 horas, hora local do Vaticano, o conclave número 208 da Igreja Católica e que vai eleger o próximo Papa. A noite de ontem foi caracterizada pela última congregação geral, danificação do selo secreto do Papa e na manhã de hoje houve a missa solene celebrada antes do início de um conclave.
Começa a reunião colegial dos cardeais da igreja católica Romana. Os 133 já estão concentrados no Vaticano para o conclave número 208 da história da igreja, o terceiro no terceiro milênio.
Antes do arranque do processo, havia alguns procedimentos importantes a seguir, um deles é o cancelamento do anel do pescador, isto é a danificação do selo secreto do anterior Papa.
Momentos antes, realizou-se, na sala do sínodo, a décima segunda Congregação Geral do Colégio dos Cardeais, por sinal a última antes do conclave.
Conduzido pelo Secretário do Estado do Vaticano, Pietro Parolin, os candidatos ao papado realizaram, pelas 10 horas, a missa “Pro Eligendo Pontífice na Basílica de São Pedro”.
Às 16 horas e 30 minutos, os cardeais seguem em procissão até a Capela Sistina, onde farão o juramento de segredo e dá-se início ao Conclave, pontualmente às 17 horas.
Espera-se que a primeira votação venha a acontecer no início da noite e o primeiro sinal da fumaça branca ou escura, é esperado por volta das 19 horas.
Caso não haja indicação do papa na primeira sessão, nos dias seguintes seguir-se-á o procedimento normal, de dois votos pela manhã e outros dois votos à tarde.