O País – A verdade como notícia

Índia dispara mísseis contra o Paquistão

Índia lança a “Operação Sindoor”, atingindo várias zonas do Paquistão, em retaliação ao ataque do mês passado a Pahalgam, na Caxemira administrada pela Índia.

A Índia lançou mísseis contra áreas controladas pelo Paquistão na manhã de quarta-feira, o que provocou a morte de, pelo menos, oito pessoas, incluindo uma criança. O líder do Paquistão descreveu a acção como um acto de guerra.

A Índia diz ter visado instalações utilizadas por militantes associados ao recente massacre de turistas na região de Caxemira, administrada pela Índia.

De acordo com um comunicado do exército indiano, os bombardeamentos paquistaneses causaram a morte de pelo menos três civis na Caxemira.

As relações entre os dois países vizinhos, com capacidade nuclear, deterioraram-se significativamente na sequência do atentado da semana passada em Pahalgam, que causou a morte de 26 pessoas e que a Índia atribuiu ao apoio do Paquistão.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, admitiu  estar “muito preocupado” com as operações militares da Índia na fronteira com o Paquistão e apelou à máxima contenção de ambos os países.

Desde o cessar-fogo que pôs fim à primeira guerra, em 1949, as tropas indianas e paquistanesas têm-se enfrentado ao longo dos 770 quilómetros da LoC que divide Caxemira em duas, desde os picos nevados dos Himalaias até às planícies férteis do Punjab.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos