Para a Comunidade Mahometana, é com profundo pesar que recebeu a notícia do falecimento do líder da Igreja Católica e incansável defensor da paz, da justiça e da dignidade humana.
Num comunicado, a Comunidade adianta que durante o seu pontificado, o Papa Francisco marcou o mundo com a sua humildade, coragem moral e um compromisso firme com os mais vulneráveis. O seu legado transcende fronteiras religiosas, sendo reconhecido como uma figura de conciliação, empatia e diálogo entre os povos e confissões.
“A Comunidade Mahometana presta especial homenagem à postura solidária de Sua Santidade em relação ao povo palestino. A sua voz, sempre clara e corajosa, denunciou a injustiça da ocupação e apelou incansavelmente à paz com justiça, ao reconhecimento da dignidade do povo palestino e ao respeito pelos seus direitos legítimos. Num mundo muitas vezes silenciado pelo medo ou pela indiferença, o Papa Francisco foi um farol de consciência e humanidade”, e conclui: “Neste momento de luto, unimo-nos em solidariedade aos nossos irmãos e irmãs católicos, e rendemos tributo a um homem que viveu a fé com verdade, promovendo o amor, o diálogo e a esperança”.