A comissão permanente da Assembleia da República apreciou, na tarde de hoje, o pedido do Presidente da República, Daniel Chapo, para efectuar uma visita de Estado à República Unida da Tanzânia. Ainda hoje, os deputados doaram mais de um milhão de meticais às vítimas do ciclone Jude.
Reunidos na terceira sessão extraordinária, o colectivo de deputados da comissão permanente da Assembleia da República apreciou, esta segunda-feira, o pedido do Presidente da República para efectuar uma visita de Estado à República Unida da Tanzânia.
Ainda na manhã desta segunda-feira, a Presidente da Assembleia da República procedeu à entrega de um cheque, no valor de mais de um milhão de meticais, ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, em solidariedade às vítimas do Ciclone Jude, que assolou o centro e norte do país, em Março último.
Margarida Talapa, Presidente da AR, explica o contexto do apoio.
“Perante a situação, a Assembleia da República não podia ficar calada, mobilizou-se para prestar solidariedade, o que resultou na contribuição dos senhores deputados com um dia de salário, que, hoje, temos a honra de proceder à entrega à senhora Presidente do INGD, a doutora Luísa Meque. Queremos encorajar o Governo e o INDG para continuar a dar assistência às populações afectadas e a reconstruir as infraestruturas destruídas”, disse Talapa, referindo outras doações que fizeram e pretendem fazer.
“Amanhã estaremos na província de Nampula, iremos fazer uma entrega aos órgãos da província de cerca de 40 toneladas de diversos produtos, resultado da solidariedade dos 250 deputados da Assembleia da República”, disse.
Para a Presidente do INGD, o acto vai aliviar o sofrimento de muitas famílias.
“O gesto de solidariedade que testemunhamos vai ajudar na melhoria da capacidade interventiva da nossa instituição às acções de resposta, através da disponibilização de bens alimentares e não-alimentares. Queremos assegurar a vossas Excelências que, nos próximos dias, o donativo recebido será canalizado às famílias afectadas pelo ciclone Jude, no distrito de Mossuril, e a eles transmitiremos palavras de conforto e solidariedade de vossas Excelências, dignos representantes do povo”, disse Luísa Meque.
O ciclone Jude vitimou mais de um milhão e oitocentas pessoas, 300 óbitos, além da destruição de diversos bens públicos e privados.