O País – A verdade como notícia

Residentes de Xai-Xai queixam-se de falta de recolha de lixo há um mês

Na cidade de Xai-Xai, província de Gaza, residentes de 24 bairros queixam-se da falta de recolha de lixo há um mês. O Conselho Municipal de Xai-Xai reconhece o problema e diz que tal se deve à insuficiência de meios, mas garante soluções ainda nesta semana.

O problema do lixo continua a preocupar os munícipes na cidade de Xai-Xai, em Gaza. Ao todo, são 24 bairros mergulhados na imundície, entretanto a situação é pior em pelo menos quatro bairros, um deles e o bairro 13.

De acordo com os residentes, o lixo de toda a cidade é depositado em lugar incerto e há um mês que não é removido.

Para além do cheiro insuportável, as crianças, inocentes do risco de saúde, brincam no local.

A concentração de lixo não é apenas em algumas esquinas, várias ruas do bairro 9 estão parcialmente tomadas.

Algumas casas do bairro 8 estão a escassos metros de uma lixeira, por isso, desde que houve desabamento no ano passado, os dias de chuva passaram a ser de incerteza entre os moradores.

Os apelos para resposta imediata das autoridades municipais multiplicam-se na mesma medida que se multiplicam os focos de lixo não removido, arredores do Mercado Limpopo.

Sobre a deficiente recolha de lixo na cidade, o director dos Serviços Urbanos, Félix Parruque, fala da falta de meios para uma intervenção de fundo, para além do défice de contentores na edilidade.

A cidade de Xai-Xai produz diariamente quase 100 toneladas de lixo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos