Os deputados da bancada da Renamo, na Assembleia da República, poderão tomar assento nos próximos dias, depois de ter boicotado a investidura. O partido diz que a investidura não tinha nenhum valor solene, pois não era da vontade do povo. Ainda hoje, o partido dirigido por Ossufo Momade anunciou o Conselho Nacional para os dias sete e nove Março.
Os deputados da bancada da Renamo não tomaram posse, na Assembleia da República, na cerimónia solene, justificando que tal era uma forma de contestar os resultados eleitorais e exigir o que consideram de verdade eleitoral. Entretanto, mais de uma semana depois, o partido recuou da decisão.
“Neste momento estou aqui e a dizer que a Renamo vai tomar posse. A Comissão política deliberou que os deputados do partido Renamo possam tomar posse nos próximos dias e esses o farão de acordo com o ofício que será direcionado à Assembleia da República, para que eles assumam seus assentos”.
Marciel Macome não avança a data da tomada de assento, mas explica que é a altura certa para os deputados eleitos pela Renamo assumirem os seus mandatos no parlamento.
“Se é esta a legalidade que vos espera, de uma cerimónia despida de qualquer valor solene. Então, a Renamo não participa e não irá participar toda a vez que estes eventos acontecerem contra a vontade do povo. A Renamo está do lado do povo e o povo comentou que não se deveria tomar posse naquele momento”.
O Porta-voz da Renamo falava em conferência de imprensa, esta sexta-feira.