O País – A verdade como notícia

Deputados da Renamo poderão tomar posse nos próximos dias 

Os deputados da bancada da Renamo, na Assembleia da República, poderão tomar assento nos próximos dias, depois de ter boicotado a investidura. O partido diz que a investidura não tinha nenhum valor solene, pois não era da vontade do povo. Ainda hoje, o partido dirigido por Ossufo Momade anunciou o Conselho Nacional para os dias sete e nove Março.

Os deputados da bancada da Renamo não tomaram posse, na Assembleia da República, na cerimónia solene, justificando que tal era uma forma de contestar os resultados eleitorais e exigir o que consideram de verdade eleitoral. Entretanto, mais de uma semana depois, o partido recuou da decisão.

“Neste momento estou aqui e a dizer que a Renamo vai tomar posse. A Comissão política deliberou que os deputados do partido Renamo possam tomar posse nos próximos dias e esses o farão de acordo com o ofício que será direcionado à Assembleia da República, para que eles assumam seus assentos”.

Marciel Macome não avança a data da tomada de assento, mas explica que é a altura certa para os deputados eleitos pela Renamo assumirem os seus mandatos no parlamento.

“Se é esta a legalidade que vos espera, de uma cerimónia despida de qualquer valor solene. Então, a Renamo não participa  e não irá participar toda a vez que estes eventos acontecerem contra a vontade do povo. A Renamo está do lado do povo e o povo comentou que não se deveria tomar posse naquele momento”. 

O Porta-voz da Renamo falava em conferência de imprensa, esta sexta-feira. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos