O País – A verdade como notícia

Putin felicita Trump antes da tomada de posse

O presidente russo, Vladimir Putin, saúda o desejo do presidente eleito dos EUA de restaurar o diálogo direto com a Rússia e, desta forma, evitar a terceira guerra mundial. Putin, reunido com os ministros do Governo russo, garantiu que Moscovo está aberto para dialogar com a nova administração norte-americana.

Falando durante uma videochamada com membros do Conselho de Segurança da Rússia pouco antes da posse de Trump, Putin disse: “ouvimos as declarações de Trump e membros de sua equipe sobre seu desejo de restaurar contactos directos com a Rússia, que foram interrompidos sem culpa nossa pela administração cessante”.

Sobre a guerra na Ucrânia, o líder russo quer uma paz duradoura, mas assegura que vai lutar pelos interesses da Rússia.

“Quanto à solução da situação, gostaria de sublinhar que seu objetivo não deve ser uma trégua curta, nem algum tipo de trégua para reagrupamento de forças e rearmamento com o objetivo de posteriormente continuar o conflito, mas uma paz de longo prazo baseada no respeito aos interesses legítimos de todas as pessoas, todas as nações que vivem nesta região”, disse putin, citado por African News. 

Além da guerra na Ucrânia, Putin falou ainda sobre o controlo de armas nucleares e garantiu que Moscovo está disponível para discutir o tema com Trump. Em causa está o Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (ou Novo START) que expira em Fevereiro de 2026.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos