A Federação Moçambicana de Futebol pode anunciar a desistência dos Mambas da eliminatória de acesso ao CHAN 2024, diante da Zâmbia, devido a vários factores de ordem social e desportiva. Os jogos com a Zâmbia estão marcados para 21 e 28 de Dezembro corrente.
Está iminente uma possível desistência da eliminatória de acesso ao CHAN 2024, que terá lugar em três países africanos, em Fevereiro do próximo ano. Os Mambas podem não disputar a eliminatória diante da Zâmbia, devido a vários factores, segundo deu a conhecer o presidente da Federação Moçambicana de Futebol.
De acordo com Feizal Sidat, a situação política que se vive no país, nomeadamente as manifestações populares, convocadas por Venâncio Mondlane, que podem comprometer o processo de preparação, bem como a realização do jogo em Maputo, é uma das causas que pode estar por trás da desistência dos Mambas da eliminatória.
Outrossim, é o facto de não poder contar com os todos jogadores convocáveis para os Mambas, tendo em conta que são atletas que actuam internamente que devem disputar a competição.
A maior preocupação é o facto de a Black Bulls estar inserida nas competições africanas, nomeadamente na Taça CAF, e com jogos seguidos, nomeadamente a 8 e 15 de Dezembro, para fechar a primeira volta, e 5, 12 e 19 de Janeiro, para jogos da segunda volta.
O facto é que os “touros” dificilmente iriam ceder os seus jogadores, sob pena de contraírem lesões ao serviço da selecção nacional e comprometerem a sua actuação na equipa nas afrotaças, considerando que é a equipa que pode contribuir com mais jogadores para os Mambas.
Assim, a decisão de desistência ou não da eliminatória será feita nos próximos dias, de acordo com o presidente da Federação Moçambicana de Futebol. Em caso de a decisão ser favorável à participação dos Mambas na eliminatória, a convocatória será anunciada nos próximos dias, devendo o início da preparação ser na próxima semana.
Para a última eliminatória de acesso ao CHAN 2024, os Mambas têm jogos marcados com a Zâmbia, primeiro, em Maputo, a 21 de Dezembro corrente e, uma semana depois, em Ndola, na Zâmbia.
Mambas subiram dois lugares no ranking da FIFA
A selecção nacional de futebol, os Mambas, subiu dois lugares no Ranking Mundial da FIFA anunciado na última quinta-feira, ocupando, actualmente, o 96º lugar, com 1232,7 pontos.
Na última classificação, os Mambas ocupavam o 98º lugar, com 1229,01 pontos.
De acordo com a actualização da FIFA, Moçambique amealhou 3,69 pontos na última Data-FIFA deste mês.
As vitórias contra Eswatini e Guiné-Bissau, na fase de qualificação para o CAN 2025, que confirmou a presença do combinado nacional na prova, foram determinantes para que subisse no ranking.
A próxima actualização do ranking da FIFA, a última de 2024, está marcada para o dia 24 de Dezembro.