Morreu este domingo, aos 91 anos, Quincy Jones, compositor e produtor musical norte americano, que lançou álbuns icônicos incluindo o “Thriller”, “Off the Wall”, e “Bad”, do “Rei do Pop”. De acordo com um comunicado da família, o músico morreu de forma natural, na sua casa em Los Angeles, na Califórnia, cercado pelos seus filhos, irmãos e familiares próximos.
Quincy partiu, mas sua vida deve ser celebrada, diz a sua família em comunicado, cita AFP.
“Nesta noite, com os corações repletos, mas partidos, temos que compartilhar a notícia do falecimento do nosso pai e irmão Quincy Jones. Embora seja uma perda para a nossa família, celebramos a grande vida que ele viveu e sabemos que nunca haverá outro como ele”, completou a nota citada.
Segundo os familiares, Jones é “verdadeiramente único” e fará falta para a família e a indústria da música. “Estamos confortados e orgulhosos em saber que o amor e a alegria foram compartilhados com o mundo pelo que ele criou. Por meio de sua música e de seu amor sem limites, o coração dele baterá por toda a eternidade”, afirmou o texto.
Durante a sua trajectória, são consideradas como suas maiores honras as suas produções com Michael Jackson, nomeadamente, “Off the Wall”, “Thriller” e “Bad”, que foram álbuns universais.
Jones foi uma peça fundamental para a consolidação da carreira de Michael Jackson e juntos criaram uma paisagem sonora global a partir de disco, funk, rock, pop, R&B, jazz e cantos africanos.
O álbum “Thriller” vendeu mais de 20 milhões de cópias só em 1983 e disputou com “Greatest Hits 1971-1975” dos Eagles, entre outros, como o álbum mais vendido de sempre.
Além de Michael Jackson, Quincy colaborou também com alguns gigantes da indústria musical, como Aretha Franklin, Frank Sinatra, Celine Dion e Ray Charles.
Quincy foi também relevante na indústria cinematográfica sendo o fundador da gravadora que produziu a série “Um Maluco no Pedaço”, protagonizada por Will Smith.
Jones fez 70 anos de carreira e apesar de sua vida e obra serem motivos para “celebrar”, ainda continuam desconhecidas as causas da sua morte.