O País – A verdade como notícia

Renamo diz que o apelo à renúncia de Ossufo Momade é pensamento individual 

A Renamo diz que o apelo do mandatário do partido em Nampula para Ossufo Momade renunciar o cargo de presidente é pensamento individual. O porta-voz daquela formação política disse ainda que, mesmo que fosse colectivo, há fóruns próprios para tratar o assunto e acrescenta que o foco agora são as eleições. 

O porta-voz da Renamo, Marcial Macome, reagiu, este sábado, ao convite para Ossufo Momade renunciar ao cargo de presidente do partido, dizendo que se trata de um pensamento individual do mandatário que fez as declarações à imprensa. 

“A Renamo é um partido democrático e os membros são livres de dizer o que eles acham, e ele achou que fosse livre de dizer, não temos nada a comentar, é um pensamento individual. A ser um pensamento colectivo tem que ser num órgão. Na entrevista, penso que ele deixou claro que não tinha nenhum mandato para falar em nome da Renamo, falou em seu nome individual”, disse o porta-voz. 

Segundo Marcial Macome, não é por via da televisão que se deve expressar este tipo de preocupações, até porque há fóruns próprios no partido.

“É normal que cada um emita seu parecer, mas nós como Renamo temos órgãos, onde as nossas questões são apresentadas e discutidas. Temos a comissão política distrital a todos os níveis, temos os conselhos provinciais e distritais a todos os níveis, temos o conselho nacional, temos órgãos específicos para essas matérias serem discutidas”, acrescentou 

Macome disse que, neste momento, o foco do partido são as eleições. “Sei que como qualquer partido, depois das eleições, vão sentar e avaliar o seu percurso, todos partidos sérios vão fazer isso e a Renamo também vai fazer isso. Os órgãos, em sede própria, vão fazer a análise de como foi a performance da Renamo e quais são as perspectivas. Neste momento, isso não é objecto de discussão, não estamos preocupados com isso… neste momento estamos preocupados com o processo eleitoral”. 

Sobre os resultados parciais das eleições, o porta-voz da Renamo preferiu não se pronunciar, dizendo que o partido irá falar oportunamente, isto depois do presidente da Renamo, Ossufo Momade, ter cancelado uma conferência de imprensa marcada  para às 15 horas, de sábado, alegando motivos de força maior.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos