A Confederação Africana de Futebol, CAF, vai realizar o sorteio do CHAN 2024, na próxima quarta-feira. O evento está agendado para Cairo, Egipto. O arranque da corrida para o CHAN 2024, prova reservada aos jogadores que actuam nos campeonatos internos, está agendado para os dias 25 e 27 deste mês. A CAF vai dar o primeiro passo na próxima quarta-feira.
O evento vai contar com a presença de diversas figuras ligadas ao futebol africano, com destaque para o presidente da CAF, Patrice Motsepe. Moçambique vai procurar garantir a terceira presença na competição depois da estreia em 2025, às ordens de João Chissano.
Na edição passada, os Mambas tiveram uma prestação inédita ao alcançarem, pela primeira vez, os quartos-de-final da prova. O combinado nacional foi eliminado pelo Madagáscar, após perder por 1-3. O CHAN 2024 irá decorrer de 1 a 28 de Fevereiro do próximo ano, no Quénia.
Em caso de qualificação para a segunda maior competição africana ao nível de selecções, o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, poderá apostar em jogadores que tem estado a despontar na presente edição do Moçambola.
O Senegal é o campeão em título, conquistado em 2022, ao derrotar a anfitriã Argélia na final por 5-4, na lotaria das grandes penalidades. A selecção senegalesa vai procurar defender o seu título na próxima edição.