O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou, no sábado, aos agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) para serem fiéis ao prestígio e à postura construídos desde a criação do órgão. Nyusi reconhece as dificuldades organizacionais da unidade, mas pede que mantenham o sentido de patriotismo.
“A Unidade de Intervenção Rápida deve continuar a ser o orgulho de excelência na PRM, orgulho dos moçambicanos. A essa unidade, exige-se elevado patriotismo, integridade, disciplina, altos padrões de profissionalismo, valores que se perpetuam como cultura, por isso, granjeiam respeito e admiração de colegas e de toda a sociedade”, disse Filipe Nyusi durante a cerimónia de inauguração do quartel general da UIR em Cabo Delgado.
O quartel ocupa uma área de cerca de 160 hectares e as suas obras iniciaram-se em Fevereiro do ano passado, sendo que ainda há possibilidade de expansão. Segundo informações, foram investidos, na construção do quartel, cerca de 180 milhões de Meticais. A infra-estrutura é composta por três casernas, oito residências para os oficiais, quatro residências para generais e várias outras infra-estruturas, incluindo uma carreira de tiros, onde os agentes da UIR vão realizar os seus treinos.
A cerimónia de inauguração do quartel da Unidade de Intervenção Rápida começou com o descerramento da lápide e o corte de fita. Depois desse acto, seguiu-se a inauguração de um complexo misto de refeições que leva o nome da esposa do Presidente da República, Isaura Ferrão Nyusi.
No fim, o Presidente da República fez uma revista da guarda e proferiu um discurso por ocasião da inauguração da infra-estrutura.
“É com muito orgulho e sentido de missão que hoje, na qualidade de comandante-em-chefe das Forças de Defesa e Segurança, fazemos a inauguração e entrega à Polícia da República de Moçambique do quartel da 10ª subunidade de Intervenção Rápida. Este é o primeiro e o maior quartel existente desta força alguma vez construído, após a independência de Moçambique. É caso para dizer que vale a pena fazer o bem. Pode demorar, mas deve-se fazer o bem. Esta é uma realização invisível, mas mede-se pelos resultados esperados”, disse.
A inauguração do quartel marcou o fim da visita do Presidente da República à província de Cabo Delgado.