O candidato da Frelimo, Daniel Chapo, iniciou, esta segunda-feira, a terceira fase da sua campanha eleitoral escalando a zona Norte do país. A porta de entrada para o périplo no norte do país foi justamente a capital do norte, a cidade de Nampula, onde foi recebido pelos membros e simpatizantes da Frelimo que foram ao aeroporto saúda-lo.
No discurso de ocasião, Chapo pediu aos presentes que mobilizassem mais eleitores para votarem nele e no seu partido para que possam ter a maioria dos votos no dia 9 de Outubro. Chapo diz que essa é a melhor opção para o país, porque só a Frelimo conhece os reais problemas com que o país se debate e que tem estado, ao longo dos anos, a resolvê-los paulatinamente. Acusou os outros concorrentes de venderem sonhos inalcançáveis, pelo que os membros e simpatizantes da Frelimo devem deixar os eleitores precavidos, deixando-lhes com a verdade e mostrando-lhes obras feitas pelo seu partido.
Depois seguiu viagem até à vila de Namapa, sede do distrito de Eráti, que se localiza a norte da província de Nampula, onde fez uma marcha pelas artérias da vila com milhares de seguidores e foram desaguar no local preparado para acolher o seu comício e onde milhares de outras pessoas o aguardavam.
No seu discurso, o candidato presidencial repetiu as motivações que devem levar os eleitores daquele distrito de Nampula a votarem nele e na Frelimo, que é, na sua opinião, o facto de ser o seu partido o único que conhece os reais problemas que afligem a população de Eráti. Uma dessas preocupações é o encerramento de uma fábrica de processamento do Algodão que igualmente fazia o fomento daquela cultura, garantindo renda para os milhares de pequenos produtores. Como resposta a esta situação, promete atrair investidores para dar seguimento à actividade paralisada há já algum tempo, de modo a que sejam recuperados os postos de trabalho perdidos e a fonte de renda para os pequenos agricultores.
Ainda em Eráti, Daniel Chapo prometeu reabilitar estradas que dificultam a comunicação e circulação entre localidades e postos administrativos daquele distrito, tornando a actividade económica deficitária.
Terminado o comício, Chapo seguiu viagem para a zona costeira de Nampula, ainda no norte da província, concretamente no distrito de Memba, que faz fronteira com Nacala-a-Velha, onde foi administrador distrital. Aqui, a comunicação com a população local foi fácil porque quase todos o reconheciam e alguns residentes subiram ao palco para testemunhar os seus feitos enquanto administrador distrital.
Chapo disse que, mais do que ninguém, conhece bem os problemas de Memba que passam principalmente pela asfaltagem da estrada que liga a vila sede daquele distrito à vila de Nacala-a-Velha, seguindo até Alua. Para Chapo, a asfaltagem daquela via é crucial para a promoção do desenvolvimento da região norte da província de Nampula, assim como para promover investimentos no turismo e pesca.
Ainda em Memba, Chapo prometeu a construção de mais unidades sanitárias e expansão da energia eléctrica. Por outro lado, falou das principais realizações dos últimos anos, em Memba, com destaque para a construção do hospital distrital, a instalação do sistema de abastecimento de água à vila sede e algumas localidades.
Esta terça-feira o candidato da Frelimo desloca-se para a África do Sul, onde deverá reunir-se com o Presidente daquele país e do ANC, Cyril Ramaphosa.