O País – A verdade como notícia

Chapo promete combater a erosão em Inhambane

Daniel Chapo continua a trabalhar na província de Inhambane e iniciou o segundo dia do périplo com um comício na cidade de Maxixe, a capital económica da província, onde prometeu resolver os crónicos problemas da erosão costeira com que aquela cidade enfrenta. É um problema que segundo Chapo já devia ter sido resolvido, mas por questões técnicas ainda vai levar algum tempo, mas caso seja eleito vai dar continuidade. E citou os exemplos de erosão resolvidos em Massinga e Morrumbene resolvidos como a prova de que a Frelimo vai cumprir essa promessa.

Prometeu terminar as obras do Hospital Distrital da Maxixe tal como a da Massinga assim como foi feito com o hospital de Jangamo. Com esses hospitais devidamente equipados, Chapo acredita que a prestação de serviços de saúde em Inhambane serão dos mais modernos e melhorados do país.

Prometeu reabilitar a estrada Maxixe-Homoine para facilitar a comunicação entre as duas regiões e dinamizar a economia da Maxixe.

Promete resolver o problema das altas tarifas de água, porque os consumidores têm estado a ser cobrados facturas cujo consumo não aconteceu. E isso se resolve, segundo Chapo, com o aumento da quantidade de água a ser distribuída à população e vai resolver junto do FIPAG a questão da facturação de água que não foi consumida.

Por isso, Chapo gaba-se de que o seu partido é o único que tem condições de resolver as preocupações do povo como tem estado a fazer ao longo dos últimos 50 anos e que o voto no seu partido é a garantia da continuidade de acções que garantem o desenvolvimento do país. E entende que o desenvolvimento é um processo contínuo e essa continuidade só é possível com a garantia da vitória dele e o respectivo partido.

Mas para alcançar sucesso na implementação das propostas que apresentou Chapo alerta que é preciso combater a corrupção porque retira o dinheiro que devia ser usado para financiar os projectos de desenvolvimento vai para o bolso de uma pessoa ou um pequeno grupo.

Já em Homoíne esclareceu que a estrada recentemente construída que liga aquela vila Autárquica a vila sede de Panda foi erguida com o objectivo de se fazer uma alternativa à EN1 para ligar Maputo à Inhambane. No entanto, falta o troço Panda a Mawahela na província de Gaza, porque de Mawahela a mesma está asfaltada até a localidade de Chissano em Gaza. E por isso, promete que o seu Governo irá concluir a construção dessa estrada.

Prometeu ainda reabilitar o Institito Agrário de Homoíne para melhorar as condições de ensino e aprendizagem na formação de técnicos agrários. E ter técnicos agrários formados vai facilitar a execução do seu projecto de atrair investimentos para a agricultura de modo a se instalar grandes farmas e fábricas de agro-processamento.

Chapo terminou o dia escalando a vila de Quissico, sede do distrito de Zavala considerada capital da cultura e etnia Chope. Prometeu continuar a valorizar a cultura chope através da promoção do Msaho e principalmente a Timbila declarada pela UNESCO como Património da Humanidade.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos