O País – A verdade como notícia

Mambas em Bamako para iniciar campanha ao CAN-2025

A selecção nacional de futebol, os Mambas, partiu, esta segunda-feira, com destino a Bamako, Mali, onde vai defrontar a selecção local, para o arranque da campanha de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN 2025, que ter lugar em Marrocos. Os Mambas têm, este mês de Setembro, dois jogos de qualificação para a fase final da prova.

É o arranque da nova campanha de apuramento a uma fase final do CAN. Depois de terem estado na última edição da prova, na Costa do Marfim, os Mambas querem continuar com o espírito de estar em grandes palcos do futebol continental, e, tal como na década 90, em que disputaram dois CAN seguidos, quer repretir a proeza.

E o arranque da nova campanha é já esta sexta-feira, em Bamako, quando defrontarem a sua similar de Mali, para a primeira jornada do Grupo “I” de qualificação para a 35.ª edição do CAN, cuja fase final vai decorrer no Marrocos, de 21 de Dezembro de 2025 a 18 de Janeiro de 2026.

Por isso mesmo, os Mambas vão encontrar-se na capital maliana esta terça-feira, para, em conjunto, prepaparem o jogo da sexta-feira, tendo no horizonte a vitória, que seria um grande passo nesse objectivo de qualificação.

Assim, os jogadores que actuam no Moçambola, nomeadamente os três guarda-redes (Ernan, Fazito e Ivan), os quatro defesas (Mexer Macandza, Martinho, Infren e Nené), os dois médios (Abu e Domingues) e o avançado Elias Macamo partiram, esta segunda-feira, com destino a Bamako.

Estes jogadores escalaram Addis-Abeba, capital da Etiópia, na noite desta segunda-feira, onde fizeram escala, para a sua chegada a Bamako, no início da tarde desta terça-feira. Os jogadores que partiram de Maputo vão juntar-se aos colegas que seguem de vários cantos do mundo, nomeadamente Angola, Tanzânia, Portugual, Espanha, Turquia, Qatar, Alemanha e Emirados Árabes Unidos.

Na capital maliana, o conjunto moçambicano deverá realizar duas sessões de treinos antes do jogo, nomeadamente na quarta e na quinta-feira, esta última de adaptação ao relvado do Estádio 26 de Março, que vai acolher o embate, na sexta-feira, quando forem 19h00 locais (21h00 em Moçambique).

Recorde-se que Chiquinho Conde, que renovou recentemente o seu contrato de trabalho com a Federação Moçambicana de Futebol até Janeiro de 2026, convocou 23 jogadores para este jogo, com destaque para Elias Macamo, jogador do Desportivo de Nacala, o melhor marcador do Moçambola, e Jonathan Muiomo, do FV Illertissen da Alemanha, que esteve ausente das últimas convocatórias devido a uma lesão.

O seleccionador nacional disse, numa entrevista à CAF, que os Mambas precisam de trabalhar juntos para vencer o Mali e arrancar da melhor forma possível com esta campanha.

“Precisamos de fazer o dever de casa, trabalhar juntos, focar no primeiro jogo em Setembro, contra o Mali, trabalhar muito e criar sinergias para fazer um bom jogo. Para a nossa equipa, se não der para vencer, também não dá para perder. Esse é o nosso lema. Devemos respeitar humildemente o nosso adversário e encarar jogo a jogo”, disse em Agosto Chiquinho Conde ao canal da CAF.

A partida entre Mali e Moçambique será dirigida por um quarteto de arbitragem ido do Tchad, chefiado por Alhadji Mahamat, que será auxiliado por Bogola Issa e Moussa Hafiz, enquanto Pousri Alfred desempenhará as funções de quarto árbitro.

Na segunda jornada, marcada para terça-feira, do dia 10 de Setembro (daqui a uma semana) às 15h00, no Estádio Nacional do Zimpeto, os Mambas recebem a Guiné-Bissau. Eswatini é outro adversário dos Mambas no grupo “I” de qualificação para o CAN de Marrocos, em 2025.

LISTA DOS CONVOCADOS DOS MAMBAS:

GUARDA-REDES:
Ernan Siluane Black Bulls
Fazito João Fer. Nampula
Ivane Urrubal UD Songo

 

DEFESAS:
Mexer Macandza Costa do Sol
Bruno Langa Almería, Espanha
Infren Matola UD Songo
Reinildo Mandava Atlético de Madrid, Espanha
Martinho Thauzene Black Bulls
Mexer Sitoe Bandirmaspor, Turquia
David Malembana Al Kharaitiyat, Qatar
Nené Jone Black Bulls

 

MÉDIOS:
Amadou Momade Namungo FC, Tanzânia
Ricardo Guima Igdir FK, Turquia
Pedro Santos Caldas SC, Portugal
Aly Abudo Costa do Sol
Shaquille Nangy Sagrada Esperança, Angola
Jonathan Muiomo FV Illertissen, Alemanha
Geny Catamo Sporting, Portugal
Domingues Pelembe UD Songo
Witi Quembo Dibba Al-Hisn, EAU
Gildo Vilanculos Académica de Coimbra, Portugal

 

AVANÇADOS:
Stanley Ratifo Chemie Leipzig, Alemanha
Elias Macamo Desportivo de Nacala

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos