O País – A verdade como notícia

Bancos mantêm taxa de juro de referência em 21,20%

Os bancos comerciais decidiram manter em 21,20%a taxa de referência para créditos com taxa de juro variável. Com a decisão, o custo de dinheiro no mês de Setembro vai permanecer o mesmo que o do mês de Agosto.

Através de um comunicado publicado na página electrónica do Banco de Moçambique, a Associação Moçambicana de Bancos anunciou que decidiu manter o custo do dinheiro no sistema financeiro nacional. Quer dizer que quem pretender obter um empréstimo na banca, renovar ou renegociar a sua dívida, deverá pagar uma taxa de juro mínima de 21,20% no mês de Setembro.

“Esta taxa aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e negociações) entre as instituições de crédito e sociedades financeiras e os seus clientes, acrescida de uma margem (spread) que será adicionada ou subtraída à Prime Rate, mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto”, refere o comunicado da Associação Moçambicana de Bancos.

De acordo com as instituições bancárias, a prime rate do Sistema Financeiro Moçambicano, ou seja, a taxa única de referência para as operações de crédito de taxa de juro variável, resulta da soma do Indexante Único e do Prémio de Custo.

“O Prémio de Custo é a margem que representa os elementos de risco da actividade bancária não reflectidos nas operações do mercado interbancário, o qual é adicionado ao Indexante Único para constituir a Prime Rate do Sistema Financeiro Moçambicano”, pode se ler na nota dos bancos..

Por sua vez, o Indexante Único é a taxa média medida pelo volume das operações efectuadas entre os bancos para o prazo de vencimento de um dia útil, nomeadamente, relactivas à taxa de juro de política monetária entre o Banco de Moçambique e os Bancos Comerciais, às operações entre Bancos Comerciais e às operações de permutas de liquidez entre Bancos Comerciais.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos