O País – A verdade como notícia

Chapo promete governantes indicados por mérito e competência 

A meio a chuva miúda e temperatura amena, o candidato da Frelimo realizou o décimo comício popular na província de Tete. Durante quatro dias, o candidato percorreu a província escalando 10 distritos a caçar votos para si e para o seu partido. Na cidade de Tete o comício teve lugar no bairro de Chingodzi, na periferia da cidade.

Iniciou o comício como é habitual a contar a sua experiência de governação de mais de 15 anos em diferentes escalões, desde a função de Conservador de nível Distrital, a Administrador Distrital, em dois distritos, e, por fim, Governador Provincial indicado pelo Presidente da República e depois eleito.

O candidato reconheceu que Tete é uma terra bastante rica em recursos naturais e com enorme potencial agrícola. Promete usar as receitas provenientes da exploração de carvão para o desenvolvimento da província através da construção de estradas, escolas, abastecimento de água, energia, hospitais entre outras para que sintam que são efectivamente proprietários desses recursos.

Prometeu explorar o potencial agrícola de Tete, principalmente os distritos a norte da província e a pecuária a sul. Pelo que o seu Governo quer atrair investidores para a instalação de grandes firmas e fábricas de agro-processamento que irão demandar muita mão-de-obra.

Prometeu ainda resolver o problema de habitação para a juventude, empregabilidade dos jovens e facilitar o acesso ao financiamento para os empreendedores. Deixou uma garantia aos presentes de que a Frelimo é o único partido que tem condições de cumprir com as suas promessas.

Disse reconhecer que a cidade de Tete tem sérios problemas de água e por isso o seu partido Frelimo está a implementar um projecto para resolver esse problema. Disse ainda saber que Tete tem preocupação com o alto custo de energia eléctrica e garantiu que o seu partido está a trabalhar para encontrar uma solução para esse assunto envolvendo a Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a Electricidade de Moçambique. 

Sabe ainda que a Escola Secundária de Tete ficou pequena para a demanda, pelo que vai trabalhar para se construir mais uma escola secundária em Tete para reduzir o rácio de alunos em cada sala de aulas.

E pediu aos eleitores para que no dia 9 de Outubro não fiquem em casa e vão votar na Frelimo porque para resolver os problemas do país ele e seu partido precisa do voto dos eleitores tal é o caso do terrorismo que suga recursos que deviam ser aplicados em programas de desenvolvimento. O outro mal que está a roubar o país é a corrupção e por isso tem que ser combatido ferozmente. Prometeu que o seu Governo vai ser formado por gente que está comprometida em servir o país, que tenham responsabilidade e que serão escolhidos com base no mérito. 

Prometeu ainda auscultar as preocupações dos funcionários públicos para que eles estejam envolvidos na nova dinâmica que quer imprimir na prestação dos serviços públicos. Um funcionalismo público que não considera normal “extorquir” o cidadão para que ele seja beneficiário dos serviços públicos de qualidade. Deu exemplos de males que quer acabar como as cobranças nas maternidades para que as parturientes beneficiem de atendimento humanizado, as cobranças para que jovens beneficiem de oportunidades de emprego.

Recordou que o dinheiro do Estado é dinheiro do Povo e deve ser usado para comprar medicamentos para os hospitais, comprar livros escolares para as crianças, construir estradas, hospitais, escolas e não usá-lo em benefício de alguns.

Mas para todas essas mudanças, para servir o povo como deve ser, Chapo pede aos eleitores que recepcionem seus votos para ele e seu partido no dia 9 de Outubro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos