Houve registo de escaramuças, na campanha eleitoral, na província de Manica. Duas pessoas foram parar no Hospital Provincial de Manica, por contraírem ferimentos ligeiros, após se envolverem em actos de pancadaria por causa de disputa de espaço para colagem de cartazes de propaganda eleitoral.
A campanha eleitoral, que arrancou no sábado último, já fez vítimas em Manica. Dois membros de diferentes formações políticas, cujos nomes não foram revelados, envolveram-se em confrontos.
O responsável do Banco de Socorros no Hospital Provincial de Chimoio, Mbuyamba Tshiphuka, confirmou o facto e disse que as vítimas que tiveram ferimentos foram tratadas em regime ambulatório.
“A campanha começou no fim-de-semana. Registámos dois casos. O caso de sábado para domingo foi de um idoso vítima de agressão física e que chegou ao hospital com uma ferida incisa ao nível da coxa direita. No domingo, tivemos um caso também de agressão física e o paciente apresentava contusões em quase todo o corpo e algumas escoriações”, disse Mbuyamba Tshiphuka.
Enquanto a equipa do jornal O País se encontrava no Hospital Provincial de Manica, chegou a terceira vítima, desta feita de acidente de viação. Caiu de uma carrinha de caixa aberta quando fazia campanha eleitoral.
Tirando estes incidentes, a campanha eleitoral em Manica tem estado a decorrer sem sobressaltos, com os partidos políticos a intensificarem a “caça ao voto”.