A Comunidade Mahometana apela para civismo, não violência e respeito pela lei eleitoral, durante a campanha que arranca já este sábado. O grupo pede que seja respeitado o Estado de Direito Democrático em todo o processo.
Através de um comunicado, a Comunidade Mahometana alinhou nos apelos para uma campanha eleitoral pacífica e ordeira.
“Basta os recorrentes episódios de violência! Estes actos que têm caracterizado este momento envergonham-nos a todos e regridem-nos”, diz o comunicado dos mahometanos, referindo-se aos conflitos e actos de violência que caracterizam os períodos de campanha no país.
A comunidade mahometana diz ainda que a revisão da legislação eleitoral, a porta do início do processo, não deve ser pretexto para a falta de coesão social, apelando ao respeito rigoroso do instrumento, antes, durante e após as eleições.
“É verdade inegável que as leis no país são revistas ‘à boca’ da realização de eleições, o que desafia, sobremaneira, os principais intervenientes na apropriação dos instrumentos legais. Ainda assim, as leis existem para garantir a regulação e coesão social (…). Apelamos, assim, para que haja respeito escrupuloso da lei durante a campanha e nos momentos subsequentes a esta fase”.