O País – A verdade como notícia

Papa Francisco condena violência eleitoral na Venezuela 

Foto: RFI

O Papa Francisco manifestou, hoje, a sua preocupação com a situação na Venezuela, e pediu a todas as partes envolvidas nas eleições para procurarem a verdade e evitarem a violência. O apelo foi proferido durante a oração dominical na Praça de São Pedro.

O líder máximo da Igreja Católica pede para que se resolvam todas as disputas na Venezuela com o diálogo para o bem do povo e não para os interesses de cada parte.

Milhares de chavistas manifestaram-se no sábado, na capital da Venezuela, em defesa da paz e em apoio à anunciada reeleição de Nicolás Maduro como Presidente deste país da américa do sul, cuja vitória nas eleições realizadas a 28 de Julho é questionada.

Essas manifestações foram replicadas em algumas regiões do país, em resposta ao apelo feito pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no poder, que pediu aos apoiantes para se manifestarem no mesmo dia em que a Plataforma Unitária Democrática (PUD) convocou protestos em todo o país.

O órgão eleitoral anunciou a vitória de Maduro sem ter publicado os resultados da votação, como exigido por lei, o que reforçou a reivindicação da PUD.

Após a publicação dos resultados, as manifestações de protesto provocaram já a morte de 20 pessoas e a detenção de 1.200.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos