O País – A verdade como notícia

Sectores de transporte e indústria ditam redução do índice de empresas em dificuldade

A proporção de empresas que enfrentou algum obstáculo no seu funcionamento em Moçambique reduziu dois por cento em Maio último. Em média, 32 por cento das firmas inquiridas pelo Instituto Nacional de Estatística reportou dificuldades.
 
Os sectores de transporte e da indústria com quedas na limitação das suas actividades na ordem de 16% e 3%, respectivamente, influenciaram a boa performance da conjuntura económica em Maio, comparativamente ao mês anterior.
 
No global, constatou-se que 32% das empresas inquiridas pelo Instituto Nacional de Estatística enfrentaram algum obstáculo em Maio, uma diminuição de 2% face ao mês anterior.
 
Contudo, na maioria dos sectores houve incremento na limitação da actividade económica no período em análise. Destaque para turismo, onde 35% das empresas deste sector enfrentaram algum obstáculo no mês de Maio, um incremento de 1% de firmas com constrangimentos face ao mês anterior.
 
Os principais factores referidos pelos agentes económicos do sector foram, a baixa procura com 42%, concorrência (18%) e os outros factores não especificados (12%) em ordem de importância.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos