O País – A verdade como notícia

59 mil bilhetes de identidade por levantar na DIC

59 mil pessoas ainda não foram levantar o novo Bilhete de Identidade que está em vigor há quatro meses em todo país. Por outro lado, os utentes queixam-se de morosidade no processo de levantamento dos documentos. A Direcção Nacional de Identificação Civil reconhece o problema e diz que está com dias contados.

Toda vez que o sol nasce, Aurélio Timano de 55 anos, escala as escadas da Direcção Nacional de Identificação Civil na esperança de ter o documento, mas resposta é sempre a mesma: "ainda não temos esse BI". Timano tratou o Bilhete de Identidade em Fevereiro deste ano.

"Não estou a entender qual é o motivo disto aqui, não estou a entender de facto", disse Aurélio Timano.

E as consequências da demora do Bilhete de Identidade já são visíveis na vida da esposa de Aurélio Timano.

"Praticamente a pessoa perde até oportunidade de emprego. Você não vai a uma instituição sem B.I", afirmou Timano.

A Direcção Nacional de Identificação Civil admite a demora no levantamento dos Bilhetes de Identidade e garante para breve a resolução do problema.

"Nós estamos a trabalhar, tanto que a quantidade de processos por regularizar neste momento não são muitos. Tínhamos muitos processos por regularizar mas estamos a trabalhar…Só na semana finda tínhamos um pouco mais de 10 mil bilhetes de identidade com a situação regularizada. Então temos pouco número de bilhetes de identidade", disse Alberto Sumbana, Porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil.

Contrariamente a este cenário, há 59 mil pessoas que não foram levantar os seus bilhetes de identidade nos primeiros quatro meses deste ano em todo país. Diariamente, a Direcção Nacional de Identificação Civil produz 15 mil bilhetes de identidade.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos