Os Mambas subiram sete lugares no ranking da FIFA e estão agora na posição 103, com 1205,85 pontos, de acordo com a actualização feita esta quinta-feira. Argentina, campeã do mundo, continua a ser líder do ranking, com 1860,14 pontos.
As duas vitórias, diante da Somália, em casa, por duas bola a uma, e da Guiné-Conacri, em Marrocos, por uma bola sem resposta, em partidas da fase de grupos de qualificação para o Mundial 2026, foram cruciais para a subida do combinado nacional no ranking do organismo que gere o futebol mundial.
Na actualização de 4 de Abril passado, os Mambas estavam na posição 110 do ranking da FIFA, com 1184,49 pontos, devido à não realização dos jogos da data-FIFA, em Março. Na actualização desta quinta-feira, os Mambas subiram sete lugares e estão na 103ª posição, agora com mais 21,36 pontos.
Argélia, líder do grupo dos Mambas nessa fase de qualificação para o Mundial 2026 é a selecção melhor cotada, mesmo descendo um lugar, estando na 44ª posição, seguida da Guiné-Conacri, que também desceu um lugar e é 77º colocado. Uganda, que desceu dois lugares, é 94º colocado, seguido de Moçambique.
Botswana, por seu turno, que venceu Somália em Maputo, subiu um lugar e está na posição 145, enquanto Somália, para além de lanterna vermelha do grupo é também a menos cotada, na posição 202, depois de descer três lugares.
O ranking da FIFA continua a ser liderado pela Argentinam campeã mundial, seguida da França, vice-campeã mundial, e Bélgica. Marrocos, na 12ª posição, é o país africano melhor posicionado.