Os ataques russos à rede eléctrica ucraniana fizeram com que se impusesse cortes de energia na maior parte daquele país. Isto acontece um dia depois de a Rússia ter desencadeado ataques em grande escala às infraestruturas energéticas.
Os cortes de energia foram impostos em quase todas as regiões da Ucrânia , depois de, no sábado, o país ter sofrido ataques com drones e mísseis contra alvos da rede, onde foram feridas cerca de 19 pessoas.
O operador estatal da rede elétrica ucraniana, Ukrenergo, afirmou que os cortes afetaram tanto os consumidores industriais como os domésticos.
Sem defesas aéreas adequadas para contrariar esses ataques e permitir reparações, as falhas de energia poderão agravar-se com o aumento das necessidades no final do verão e com o frio intenso do inverno.
Na sequência do ataque de sábado, a Força Aérea ucraniana revelou, no domingo, que as defesas aéreas tinham abatido os 25 drones lançados durante a noite.
A nova ofensiva russa no norte da Ucrânia centrou-se na região de Kharkiv, mas parece incluir testes às defesas ucranianas em Donetsk, mais a sul, ao mesmo tempo que lançou incursões nas regiões setentrionais de Sumy e Chernihiv.