A Universidade Lúrio (UniLúrio) lançou, hoje, os cursos superiores profissionalizantes, focados em três áreas do saber: Higiene, Saúde e Segurança No Trabalho, Medição e Orçamentação em Projectos de Construção Civil e Mapeamento Geológico, este último a arrancar em 2020. Os cursos arrancam em Julho deste ano.
Amélia Mandane, presidente da comissão dos cursos superiores profissionalizantes falou das diferenças que se podem encontrar.
"Os cursos tem em vista vincar a componente de saber fazer que é a competência técnica profissionais. E os currículos foram desenhados para responder esta exigência e a avaliação terá em consideração as competências técnicas profissionais previamente definidas. E no final do curso teremos um graduado em curso superior profissionalizante. O primeiro curso que é na faculdade de Ciências de Saúde que é Higiene, Saúde e Segurança No Trabalho; temos o segundo na faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico-Medição e Orçamentação em Projectos de Construção Civil; e o terceiro Mapeamento Geológico na faculdade de Engenharia em Pemba", referiu Amélia Mandane.
Para o reitor da UniLúrio, Francisco Noa a instituição tem estado a assumir de forma inequívoca a inovação, a ousadia e o inconformismo como os motores das suas realizações. Francisco Noa diz que as formações da UniLúrio vão reforçar as relações com a indústria que necessita de mão-de-obra qualificada e com competências adquiridas para o mercado do emprego.
Nos últimos três anos, a Unilúrio que possui delegações em Cabo Delgado e Niassa aumentou os seus cursos passando de dezoito para trinta e sete.