Trabalhadores realizam greve contra o sistema de pensões apresentado por bolsonaro, eles querem impedir aprovação da idade mínima para receber pensões por reforma.
O objectivo da greve é impedir que propostas no sistema de pagamento de pensões como, por exemplo, o aumento no tempo de contribuição e a implantação de uma idade mínima para os trabalhadores obterem pensões por reforma sejam aprovadas no Congresso.
O Governo brasileiro enviou um projecto à Câmara dos Deputados para alterar o sistema de pensões alegando que o país precisa fazer mudanças para controlar o défice crescente que prejudica as contas públicas e estaria levando o país em direção a um colapso fiscal, escreve o Notícias em Minuto.
Já os trabalhadores organizados reclamam que as propostas não foram debatidas com a sociedade e irão afectar a parcela mais pobre da população, tirando o direito de milhares de pessoas de terem pensões por reforma na velhice.
As centrais sindicais projectam que a greve geral poderá ter alcance igual ao de um protesto nacional ocorrido em 2017, que ficou conhecido como um dos maiores da história do Brasil.