O projecto PRO, anunciado em Nampula, prevê a criação de mais de 2600 postos de trabalho já a partir de Fevereiro, nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia.
Estima-se que 112 mil moçambicanos poderão beneficiar-se de assistência financeira no âmbito de uma parceria entre a USAID, a Agência Americana de Desenvolvimento Internacional, e sua congénere da Suíça.
O memorando de entendimento foi assinado esta segunda-feira (29.01), em Nampula. De acordo com a administradora adjunta da USAID, Isobel Coleman, o principal objectivo é erradicar a fome e ajudar a tirar as pessoas da pobreza.
“A parceria PRO entre a USAID e a Cooperação Suíça de Desenvolvimento ajudará os agricultores e empresários de toda a cadeia de valor agrícola a passar da agricultura de subsistência para um sistema baseado no mercado”, disse.
Os Estados Unidos consideram Moçambique um país prioritário da “Feed the Future”, uma iniciativa norte-americana para promover a segurança alimentar global.
A ideia agora, em cooperação com a Suíça, é ajudar a aumentar a produtividade agrícola, incentivar o empreendedorismo e facilitar o acesso ao mercado.