O Ferroviário de Maputo poderá sagrar-se, esta quinta-feira, campeão nacional de basquetebol sénior masculino, caso vença o Costa do Sol no jogo 4 do “play-off” da final da Liga Mozal. Os “locomotivas” estão com uma vantagem de 2-1 no “play-off” da final, depois de terem vencido por 61-60 na terça-feira.
Quinta-feira de decisões no pavilhão do Maxaquene, sala de visitas do basquetebol moçambicano. Quando, às 18h00, o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo subirem à quadra, a ansiedade e adrenalina deverão, seguramente, subir nos jogadores das duas formações, porquanto estaremos perante um duelo que se afigura de todo importante nas contas do título da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.
É que, em caso de vitória, o Ferroviário de Maputo arruma as contas do título, o registo é claro, voltando a conquistar a competição quatro anos depois.
Para este desiderato, o conjunto comandado pelo “coach” João Mulungo terá que se apresentar com coesão defensiva e consistência ofensiva.
O Costa do Sol, esse, joga todas as cartas para empatar a série e forçar uma decisão à negra do título de campeão nacional de basquetebol sénior masculino.
Os “canarinhos” sabem que não há margem para erros nesta empreitada, pelo que entrar para o jogo com tudo, apresentado-se com clarividência ofensiva e agressividade defensiva podem ser elementos para saírem vitoriosos.
As duas formações, lembre-se, bateram-se na final da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal de 2019, tendo o Ferroviário de Maputo vencido por 3-0 no play-off a melhor de cinco partidas.
O Costa do Sol persegue o seu segundo título na história, depois de ter erguido o troféu em 2001, numa prova disputada na efervescente cidade da Beira e na qual derrotou a Académica na final.
Os “canarinhos” falharam, ano passado, a conquista da competição, ao perderem diante do Ferroviário da Beira por 3-0, num “play-off” a melhor de cinco jogos.
No jogo 1, o Ferroviário da Beira venceu por 21 pontos, ou seja, por 81-60. Já no jogo 2, os beirenses derrotaram os “canarinhos” por 74-65. E, no decisivo duelo, mais uma vitória para o Ferroviário da Beira, desta feita por 83-56.
O Ferroviário de Maputo teve uma prestação para esquecer no ano passado, terminando a competição na desastrosa quarta posição. Os “locomotivas” da capital sucumbiram com o Sporting de Quelimane por 2-0 no play-off de atribuição do terceiro lugar, perdendo por 88-69 e 77-71.