No dia em que celebra 136 anos de existência, a Cidade de Maputo ganhou um novo mural, pintado por artistas nacionais, na Avenida Marginal. O mural, fruto da colaboração entre a Khuzula e os artistas Sebastião Coana, Butcheca, Chris, Pokito, Left Hand e Psiconautah visa enriquecer o cenário artístico local.
A iniciativa tem como objectivo principal a criação de mais pontos turísticos na cidade, promovendo ainda mais intercâmbios culturais e fortalecendo a narrativa por trás da ideia de tornar Maputo uma cidade criativa.
O mural é a segunda fase dessa importante missão, após a inauguração de outro mural em homenagem aos icónicos músicos, Fany Pfumo, Madala e Zena Bacar, fixado nos pilares do Viaduto Alcântara Santos.
Com propósito de transformar espaços urbanos e estimular a criatividade por meio da arte, o projecto busca encantar e inspirar tanto visitantes quanto a população local. O trabalho dos artistas envolvidos carrega traços únicos e expressões artísticas diversos, o que resulta em uma obra de arte multicultural e cativante.
“Este projeto é uma prova do compromisso da Khuzula em promover a cultura e a arte como importante ferramenta de desenvolvimento e turismo. Esperamos que esse novo mural se torne um marco na cidade e atraia visitantes de todo o mundo, enriquecendo a experiência cultural e fortalecendo a posição de Maputo como um destino criativo”, lê-se na nota de imprensa.
Recentemente, foi assinado um memorando de entendimento entre o Conselho Municipal e a Khuzula, que preconiza a realização de diversas actividades e a segmentação de criação de uma dinâmica cultural e turística na Cidade de Maputo, facto justificado pelas actividades de carácter criativa que são realizadas ao nível da cidade.