O início dos jogos do Grupo B da Divisão Leste da Elite 16 da Liga Africana de Basquetebl, onde o Ferroviário da Beira irá participar, foi remarcado para os dia 21 de Novembro próximo pela FIBA-África. O adiamento está relacionado com questões organizativas, segundo deu a conhecer o órgão reitor da modalidade da bola ao cesto ao nível continental.
O arranque da “Road To Bal 2024”, fase de acesso à Liga Africana de Basquetebol em Joanesburgo, África do Sul, estava, inicialmente, previsto para o dia 14 de Novembro, mas foi adiado devido à questões logísiticas por parte da Federação Sul Africana da modalidade.
Assim sendo, os jogos jogos do Grupo B da Divisão Leste da Elite 16 da Liga Africana de Basquetebl foram reagendados para os dias 21 a 26 de Novembro, sendo que esta fase contará com a participação de cinco equipas. Trata-se do Ferroviário da Beira, Jozi (Zimbabwe), City Oilers ( Uganda), Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar, sendo que o primeiro classificado qualifica-se para a fase final a decorrer próximo ano.
Os bicampeões nacionais de basquetebol já mediram forças com City Oilers do Uganda e o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar. Em Maio deste ano, o Ferroviário da Beira perdeu com o City Oilers do Uganda, por 96-75, em desafio inserido na quinta jornada da Conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol.
Recuando ainda mais no tempo, e situando-se em Novembro do ano passado, a equipa moçamnbicana arrancou uma vitória sobre o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar, por 84-53. O duelo contava para a segunda jornada do Grupo”B” da divisão Este de acesso à terceira edição do Basketball África League (BAL), que se disputou em Joanesburgo, África do Sul.
Lembre-se que, no Grupo A da Divisão Leste, est ão o Cape Town Tigers ( África do Sul), Pazi Basketball (Tanzânia), Academia da NBA em África e o quarto integrante a ser convidado pela organização do certame.
Já no Grupo A de Divisão Oeste, encontram-se as formações do FAP (Camarões), Al Ahly Benghazi ( Líbia), BC Vitinha (RD Congo) e Stade Malien (Mali).
Grupo B, por sua vez, será constituído pelo SLAC (Guiné), Bangui SC (República Centro Africana), FUS Rabat ( Marrocos) e ABC (Costa do Marfim).
Quinze das dezesseis formações das divisões Leste e Oeste foram divididas em quatro grupos de quatro equipas cada.