O País – A verdade como notícia

Venâncio Mondlane assegura construção de escola de formação de hotelaria em KaTembe

A caravana da Renamo escalou, esta terça-feira,  o distrito  Municipal  KaTembe, onde o  cabeça-de-lista deste partido, Venâncio Mondlane, interagiu com alguns vendedores do mercado localizado próximo à zona da ponte-cais.

No local,  Mondlane recebeu queixas sobre a falta de clientes e  abandono da  infraestrutura por parte de alguns vendedores devido, alegadamente,  à  “desactivação” das  embarcações que faziam a ligação marítima entre os dois pontos.

É que, segundo contaram ao cabeça-de-lista, com a inauguração e uso da ponte Maputo-KaTembe, as pessoas  deixaram de frequentar as barracas instaladas nas proximidades da ponte-cais assim como o mercado.

Como resultado, relataram, deixou de “haver negócio”, uma situação que, segundo os mesmos, “agrava ainda mais o custo de vida”.

“Estou sentado aqui à espera de pessoas para comprarem produtos. Muitas pessoas abandonaram o mercado. Se aparcecer alguém para comprar, vai comprar”, reclamou um dos vendedores na interacção com o cabeça-de-lista da Renamo.

Em resposta àquilo que considera ser um problema prioritário a ser atacado naquele ponto da capital, Mondlane  prometeu construir uma escola de hotelaria e turismo, bem como alavancar o comércio local.

“Estou a ver que aqui há problemas da ponte e problemas do ‘ferry boat’ que já não vem para aqui. Uma das coisas que nós queremos fazer aqui, em KaTembe, tem a ver com a juventude. Sabemos que a juventude enfrenta problemas de desemprego”, começou por dizer Venâncio Mondlane.
Adiante, o cabeça-de-lista da Renamo disse estar a projectar a construção de uma escola de hotelaria e turismo que vai servir de rampa para os jovens trabalharem com os turistas que visitam ou mesmo escalam vários pontos de KaTembe.

“Uma das coisas que nós queremos instalar, aqui, vai ser uma escola de formação em hotelaria e turismo. Isto é algo que tem a ver com restaurantes e hóteis. É uma forma de ajudarmos os  jovens a trabalharem com os turistas. É uma das formas de ajudarmos os jovens a saírem do desemprego e poderem desenrascar a vida.”

Venâncio Mondlane garantiu, ainda, que “vamos tratar as pessoas de igual forma”, porque “mesmo que não tenha licença, também tem uma família e crianças para alimentar”.
Um dos problemas que a capital do país enfrenta é a ausência de balneários em locais de grande concentração, situação que o cabeça-de-lista da Renamo diz ter solução.
“Temos, no nosso manifesto, um projecto de construção de casas de banho móveis. Estas casas de banho custam menos de 100 mil Meticais. Isto pode resolver o problema de mais de cinco mil pessoas por dia. É o que eles não querem implementar porque pretendem coisas mais caras para poderem tirar algum para o bolso. Este é o nosso projecto. Com este projecto, podemos resolver o problema das casas de banho de todo o Maputo. Isto é muito barato”, assegurou Venâncio Mondlane.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos