O País – A verdade como notícia

Venâncio Mondlane “projecta” construção de três mercados grossistas

O cabeça-de-lista da Renamo, Venâncio Mondlane, prosseguiu, hoje, com a sua jornada de caça ao voto, escalando, no período da manhã,  o mercado de Magoanine, onde interagiu com os vendedores locais.

Acompanhado por alguns quadros do maior partido da oposição, com destaque para Muhamad Yassine e Ivan Mazanga, Venâncio Mondlane prometeu, no local, construir três novos  mercados grossistas com os fundos provenientes da cobrança de receitas pelo município.

Mondlane elaborou o seu projecto, trazendo alguns números que resultam da colecta de receitas como também deu exemplos de cenários em que a edilidade perde a oportunidade de encaixar mais dinheiro proveniente de  impostos  não  cobrados e pagos.

“Algumas pessoas perguntam de onde virá dinheiro para isso. Nós, só de isso na Cidade de Maputo, temos uma receita tributária de USD 24 milhões. Muita gente não sabia disso, se calhar os jornalistas não sabem disso. Só de receita tributária, o Município de Maputo faz USD 24 milhões”,  argumentou Venâncio  Mondlane.

Agarrando-se a  números, Mondlane considerou, ao interagir com um dos munícipes, que “esta não é a receita real porque, se nós  cobrássemos como devíamos cobrar o imposto predial autárquico das casas de luxo que andam na Sommerschield e Triunfo, até porque 90 por cento delas não pagam este imposto, passariamos de USD 24 milhões para USD 75  ou USD 100 milhões da receita tributária. Com USD 100 milhões, podemos montar postos de saúde em todos grandes mercados. Podemos montar, em cada distrito, ambulância e serviços gratuitos  para as senhoras porque hoje é caríssimo”.

O cabeça-de-lista da Renamo insistiu  neste ponto de cobrança de receitas, afirmando que “é possível montar uma clínica móvel com médicos e enfermeiros que vão dar assistência médica e medicamentosa. Isso é possível. Algumas pessoas dizem que estou a apresentar ideias lunáticas que não têm sustentabilidade financeira. Eu estou a apresentar, aqui, dados que indicam que o município tem dinheiro suficiente para fazermos isso”.

O cabeça-de-lista da Renamo reforçou ainda o projecto de construção de centros de saúde para cuidados básicos em todos os mercados. “Estamos a falar de serviços de saúde materno-infantil para as crianças e mulheres”, explicou Mondlane aos  vendedores com os quais interagiu no segundo dia de campanha eleitoral.
O Mercado Grossista do Zimpeto, sustentou Venâncio Mondlane,  está longe de ser uma infra-estrutura dotada de boas condições, pelo que projecta a construção de mais três mercados desta magnitude que considera de capital importância para os munícipes.

“O Município de Maputo tem dinheiro suficiente para o projecto que temos de montar mais três mercados grossistas. Um deles vamos montar na entrada para KaTembe. O outro vai ser construído no limite da fronteira com a Matola e o terceiro no limite da fronteira com Marracuene. São mercados de muito mais qualidade do que do  Mercado Grossista do Zimpeto porque vamos ter muitos serviços lá dentro. Estamos a falar de serviços bancários, telefonia  móvel  e de  internet grátis para os  estudantes e melhor sistema sanitário. São mercados que devem servir de pontos de convivência  social e convergência juvenil  não somente para vender produtos”, explicou aos potenciais eleitores.

Mondlane garantiu, por outro lado, que vai apostar no recenseamento dos vendedores informais para que possam beneficiar-se de iniciativas de financiamento das suas actividades.
“Para o sector informal, temos um projecto de recensear a todos. Queremos inventariar quantas pessoas estão no sector informal e, dessas pessoas,  queremos introduzir um cartão de vendedor informal autorizado. Esse cartão dá-lhe o direito a concorrer a fundos, porque o município tem fundos, e um dos fundos chama-se Fundo de Iniciativa Local e outro é o Fundo Para Pobreza Urbana. A partir do momento que eles têm cartão, habilita os vendedores informais a concorrerem ao Fundo de Iniciativa Autárquica. Apesar deles não terem reconhecimento formal, terem licença, estão habilitados a ter todos os direitos de quem trabalha nesta  área de comércio.

A chuva que caiu durante o dia condicionou a campanha eleitoral na capital do país e na cidade da Matola.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos