Arranca, esta segunda-feira, 24 de Julho, a fase de qualificação da região sul para a 14.ª edição da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, competição que irá contar com a participação de seis formações, nomeadamente Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Maxaquene, A Politécnica, CD Eagles da Maxixe e UD Boane.
Na ronda inaugural, às 14horas, o Costa do Sol, vice-campeão nacional, terá pela frente a União Desportiva de Boane, num duelo em que os “canarinhos” apresentam-se como principais favoritos a alcançarem a vitória. Duas horas depois, ou seja, às 16h00, o Ferroviário de Maputo, quarto classificado da última edição da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, terá pela frente o CD Eagles de Maxixe.
Os vice-campeões da cidade, Ferroviário de Maputo, são obrigados a vencer até pela qualidade do seu plantel quando comparada ao seu adversário.
De resto, e apesar de na última Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal ter ficado fora dos lugares de pódio, o Ferroviário de Maputo é sempre candidato a conquistar todas as provas em que está envolvido.
A fechar a primeira jornada, A Politécnica mede forças com o Maxaquene, num duelo entre dois conjuntos que ano passado foram despromovidos da Liga Moçambicana de Basquetebol. É um jogo entre duas formações que apresentam plantéis compostos por jovens que pretendem se (a)firmar no panorama do basquetebol moçambicano e outros já com algum destaque na modalidade da bola ao cesto.
A prova será disputada num sistema de todos contra todos, sendo que os quatro primeiros classificados transitam para a fase de apuramento. Entretanto, a província de Gaza não será representada pelo facto de, em 2022, não ter tido um campeonato este ano também não estar preparado para realizar nenhuma prova de seniores masculinos, segundo a Liga Moçambicana de Basquetebol.
Calendário de jogos:
1ª jornada
Costa do Sol vs UD Boane (14h00)
Ferroviário vs CD Eagles da Maxixe (16h00)
Maxaquene vs A Politécnica (18h00)