O País – A verdade como notícia

Agência do Zambeze investe cerca de MZN 575 milhões em cinco anos para mecanização agrária

Foto: O País

O investimento em causa foi aplicado para dinamizar a cadeia de valor de arroz na região Centro do país, com destaque para as províncias da Zambézia e de Sofala, onde já foram estabelecidas, dentro do pacote daquele orçamento, nove unidades de processamento, entre as quais cinco na província da Zambézia e quatro em Sofala. No mesmo pacote, a província da Zambézia poderá ter uma fábrica de processamento de sementes de arroz.

No âmbito do reforço da mecanização agrária, a Agência do Zambeze acaba de alocar cinco debulhadoras combinadas para a cadeia do valor de arroz. Os equipamentos foram entregues aos produtores da província da Zambézia.

Na sequência, foram igualmente disponibilizadas quatro camionetas para garantir o escoamento dos produtos agrícolas dos campos para as unidades de processamento e mercados. Os equipamentos em causa visam reduzir as perdas pós-colheita e assegurar maior disponibilidade do arroz no mercado nacional.

O director-geral da Agência do Zambeze, Roberto Albino, diz que o objectivo da mecanização é colher mais renda aos produtores, “por isso temos estado a apostar na industrialização do arroz. Passámos da colheita manual para mecânica, de processamento rudimentar para um processamento cada vez mais industrializado. E com isso, queremos atingir alguns objectivos, sendo um dos quais a renda para os produtores”.

Roberto Albino acrescentou que “é mais barato colher por debulhadoras combinadas do que recrutar pessoas para o fazer o trabalho”.

Albino fez saber ainda que, como política do Governo, a Agência do Zambeze tem vindo a subsidiar a aquisição dos equipamentos agrícolas para os operadores, uma acção que visa dinamizar a cadeia de produção de arroz desde os campos até ao mercado.

“Mais de 50% das famílias na Zambézia dedicam-se à produção de arroz, por isso queremos mais arroz nacional através do envolvimento dos produtores. O nosso arroz é saboroso e orgânico, não leva químico para a sua conservação”, precisou o responsável máximo da Agência do Zambeze.

Nos últimos cinco anos, a Agência do Zambeze investiu 575 milhões de Meticais para dinamizar a mecanização.  Os investimentos realizados têm por objectivo tornar cada vez mais o incremento e valorizar a cadeia da produção do arroz.

“Queremos reduzir importações, pois são muitos  milhões de dólares aplicados na importação através de instituições bancárias. O Governo de Moçambique disponibiliza aos produtores comerciais para que possam encontrar maior capacidade de produção do arroz”.

Os equipamentos alocados à província da Zambézia vão beneficiar mais de seis mil produtores. No Centro do país, Sofala é outra província que se beneficia dos investimentos da Agência do Zambeze, sobretudo na cadeia de produção de arroz. Com os investimentos que estão a ser feitos naquelas províncias, Roberto Albino espera que, em cinco anos, seja substituído em 65% o arroz importado com o nacional no mercado interno.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos