O País – A verdade como notícia

Chumbado palco do jogo entre Ruanda e Moçambique

Foto: CAF

A Confederação Africana de Futebol chumbou, há dias, o  Huye-Huye Stadium, palco escolhido pelos ruandeses para o duelo com os Mambas, a 18 de Junho, por não reunir os requisitos exigidos pelo órgão reitor do futebol africano para acolher jogos internacionais.

O Ruanda acaba de sofrer um duro revés ao ver a Confederação Africana de Futebol (CAF) reprovar o Huye-Huye Stadium, recinto que havia indicado para acolher a partida diante de Moçambique, inserida na quinta jornada do grupo L de acesso ao Campeonato Africano das Nações, prova a realizar-se na Costa do Marfim.

O estádio multiúso, localizado em Butare, Ruanda, não reúne os requisitos exigidos pela Confederação Africana de Futebol para acolher jogos internacionais.

Com capacidade para 10 mil espectadores, o Huye-Huye Stadium é usado principalmente para jogos de futebol e é a casa do Mukura Victory Sports FC.

Os ruandeses, segundo fonte da CAF, tinham até ontem para apresentar à CAF um novo campo para acolher esta partida decisiva para os Mambas nas contas de qualificação para o CAN.

Com o aperto para a decisão de onde irão efectuar o jogo, os ruandeses tinham poucas escolhas, pelo menos até à última informação, sendo que o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) pode ser uma das alternativas.

A Confederação Africana de Futebol não aprovou também estádios da Namíbia, Níger, São Tomé e Príncipe, Sudão, Uganda, Zimbabwe e Sudão do Sul.

À entrada da penúltima jornada da fase de qualificação, lembre-se, o Ruanda ocupa a última posição com apenas dois pontos, num grupo que é liderado pelo Senegal com 12 (já qualificado para o CAN), seguido de Moçambique e Benim, com quatro pontos cada.

Na primeira volta, os Mambas foram forçados a jogar com a África do Sul no FNB Stadium, em Joanesburgo, África do Sul, face ao facto de o Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) ter sido chumbado nas vésperas por não reunir os padrões exigidos pela Confederação Africana de Futebol para receber jogos internacionais.

Na altura, o Governo teve que despender um milhão, duzentos e sete mil, trezentos e oitenta e seis Meticais e 25 cêntimos para que a selecção nacional jogasse neste recinto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos