O País – A verdade como notícia

EUA dizem que Brasil está a “papaguear” a propaganda russa e chinesa

Foto: Notícias ao Minuto

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, deixou duras críticas ao Brasil, esta segunda-feira, depois das mais recentes declarações de Lula da Silva,  sobre a guerra na Ucrânia. Casa Branca diz que mensagem do presidente do Brasil é “profundamente problemática”.

Em causa está o facto de, no sábado, no final de uma visita à China, Lula da Silva ter afirmado que os EUA devem parar de encorajar a guerra na Ucrânia e a União Europeia deve começar a falar de paz.

Para a Casa Branca, a mensagem do presidente brasileiro sobre a guerra é “profundamente problemática”, reforçando que Washington não tem “nenhuma objecção a qualquer país que queira tentar pôr fim à guerra”, escreve o Notícias ao Minuto.

“Obviamente queremos que a guerra acabe”, disse Kirby. “Isso poderia acontecer agora, hoje, se o senhor Putin parasse de atacar a Ucrânia e retirasse as suas tropas”, acrescentou ainda.

 

BRASIL REJEITA CRÍTICAS DOS EUA E DEFENDE RELAÇÕES COM RÚSSIA

O ministro das Relações Exteriores do Brasil defendeu na segunda-feira as relações do país com Moscovo, rejeitando as críticas norte-americanas de que Brasília está a fazer “eco da propaganda russa” sobre o conflito na Ucrânia.

“Não sei como ou por que ele [porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA] chegou a essa conclusão. Mas não concordo de forma alguma”, disse Mauro Vieira aos jornalistas, em Brasília, onde o Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos