O País – A verdade como notícia

Jimmy Dludlu distinguido com prémio carreira na África do Sul

O guitarrista Jimmy Dludlu será formalmente laureado com o Lifetime Achievement Award, Prémio Carreira, na 28ª edição do South African Music Awards (SAMAs), ou seja, nos Prémios de Música Sul-africano. A sessão musical está agendada para dia 28 deste mês, na África do Sul.

Os sul-africanos consideram que Jimmy Dludlu contribuiu significativamente para o desenvolvimento da sua indústria musical nas últimas duas décadas. Por isso mesmo, o guitarrista será homenageado no final do mês, no Sun City Superbowl, para quem conhece bem África do Sul, perto da Cidade de Rustenburgo.

Segundo uma publicação do órgão sul-africano Music in Africa, sobre os SAMAs, o CEO da Recording Industry of South Africa, empresa oficial que representa as indústrias fonográficas daquele país, Jimmy Dludlu é um motivo de orgulho, um tesouro e embaixador da música sul-africana. Assim, para Nhlanhla Sibisi, laurear, entre outros músicos, Jimmy Dludlu, é um acto que eleva o perfil da música sul-africana como um todo e que inspira.

No SAMAs, esta não é a primeira vez que a obra discográfica de Jimmy Dludlu é reconhecida. Em 2016, por exemplo, o guitarrista conquistou no evento musical o prémio de “Melhor gravação audiovisual ao vivo”, com a obra “Live at emperors palace”.

Jimmy Dludlu nasceu em Inharrime, na Província de Inhambane. Ainda assim, é com o Chamanculo, um dos subúrbios de Maputo, onde viveu ainda criança, que tanto se identifica. Muito novo ainda, Jimmy Dludlu partiu daquele bairro para Swazilândia e, depois, para África do Sul, onde, inclusive, fundou com Frank Paco e John Assan a banda Loading Zone, que acompanhava monstros da música sul-africana, como Hugh Masekela, Miriam Makeba, Brenda Fassie e Sipho Mabuse. Na verdade, o artista é reivindicado tanto em Moçambique assim como na África do Sul, daí a sua música ser premiada nos dois territórios.

Com efeito, a distinção nos SAMAs irá acontecer pouco tempo depois de Jimmy Dludlu ter sido nomeado embaixador africano da cultura do continente nos Estados Unidos. Reagindo a essa distinção, o guitarrista comprometeu-se com a procura de novos talentos musicais no continente, de modo a promovê-los na América. “Mas vou começar com os meus estudantes da UEM”, prometeu.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos