O País – A verdade como notícia

25 hectares infestados pela praga de lagarta de funil de milho em Morrumbala

O distrito de Morrumbala está a ser assolado pela lagarta de funil de milho. Na primeira campanha agrícola pelo menos 25 hectares foram infestados ao longo da baixa do Rio  chire. A situação preocupa as autoridades que no entanto garantem estar a fazer de tudo para inverter a situação.  

Para além da baixa do Rio chire, o posto administrativo de Megaza também foi assolado pela praga do funil de milho. O administrador distrital de Morrumbala diz que ainda com os estragos verificados não existe bolsa de fome.

“Estamos a ser assolados com praga de funil nos postos administrativos de Chire, em Megaza, são os postos em que se pratica em grande medida a segunda campanha agrícola e também foram assolados com cheias e inundações”, informou Pedro Sapange-administrador de Morrumbala.
 
Para fazer face a situação, o governo distrital alocou 16 litros de pesticidas para combater a lagarta de funil de milho. A medida visa inverter a situação na segunda época da campanha agrícola.
 
“Os 16 litros vão cobrir mais ou menos 900 hectares dessa área. A praga não só está a devastar as culturas do milho, mas também de batata-doce”, acrescentou.

Refira-se que o distrito de Morrumbala é um dos que mais produz milho ao nível da província da Zambézia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos