O País – A verdade como notícia

237 proprietários de barcos de pesca multados em mais de 3 milhões MT

Duzentos e trinta e sete proprietários de barcos de pesca foram multados no valor de pouco mais de três milhões de meticais no primeiro semestre deste ano, por exercerem a actividade ilegalmente na província e cidade de Maputo. Estes dados representam um aumento de 69 casos quando comparado com igual período em 2018.

Um dos pescadores, Elias Chavane, que exerce a sua actividade desde 2004, garante ter licença para as actividades de pesca e transporte de mercadoria do Porto de Maputo a Matutuine.

Apesar de ter pago todas as licenças, Elias Chavane revelou que por esses dias, a actividade de pesca não tem sido muito lucrativa, tanto que pode atirar a rede ao mar e ficar, em média, três horas sem nenhum pescado.

Diferentemente dele, perto 278 pescadores, na província e cidade de Maputo, fizeram-se ao mar sem licença e usaram técnicas de pesca não recomendáveis, no primeiro semestre deste ano e foram penalizados com a multa de pouco mais de três milhões de meticais.  

De acordo com a Direcção Provincial do Mar, Águas Interiores e Pesca a maior parte dos que comete infracções no mar são os pescadores artesanais devido ao fraco conhecimento das leis que regem a pesca.

Anualmente, Moçambique perde cerca de 50 milhões de dólares por causa da pesca ilegal.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos