O País – A verdade como notícia

20 pessoas morrem em Naufrágio na RDC

Foto: Notícias ao Minuto

Pelo menos 20 pessoas morreram no naufrágio de uma embarcação com mais de 300 pessoas a bordo, num rio no sudoeste da República Democrática do Congo (RDC). Segundo autoridades locais, ainda há centenas de desaparecidos.

O administrador do território de Kutu, Jacques Nzenza, falando à agência noticiosa France-Presse (AFP), disse que “a  embarcação dirigia-se para Nioki, transportando cerca de 300 pessoas e mercadorias, e afundou-se”.

O naufrágio ocorreu no domingo, no rio Lukenie, quando o barco atravessava o território de Kutum na província de Mai-Ndombe. A embarcação terá embatido em pedaços de madeira que estavam submersos na água.

O presidente do município de Tolo, Fidèle Modjuu, explicou que as causas do acidente foram sobrecarga e navegação noturna.

O governador da província de Mai-Ndombe, Nkoso Kevani, expressou as suas condolências às famílias das vítimas e anunciou que serão tomadas medidas para pôr termo aos naufrágios.

“Temos de ter barcos seguros. Isto faz parte do nosso programa, por isso, dentro de alguns meses, haverá mais segurança neste tipo de barcos”, garantiu Kevani.

De referir que em 28 de julho, outro acidente fluvial matou pelo menos 36 pessoas no rio Lualaba.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos