Hoje é um dia especial para nós. O jornal O País comemora o seu 18º aniversário, um marco que nos enche de orgulho e gratidão. Somos preenchidos por este sentimento de orgulho, porque, ao longo dessas quase duas décadas de existência, este produto, que se tornou uma referência no mercado editorial, assumiu o seu papel ao trazer informação relevante e imparcial da sociedade para a sociedade.
Os profissionais deste matutino são a espinha dorsal do nosso jornalismo responsável e comprometido. Como Presidente do Conselho de Administração, gostaria de expressar a minha profunda gratidão por cada um que contribui para o sucesso deste produto.
O meu agradecimento também vai aos nossos estimados leitores, cujo apoio e confiança têm sido essenciais para o crescimento contínuo do jornal.
Vós sois o motivo pelo qual buscamos a excelência todos os dias, mantendo-nos fiéis aos nossos princípios jornalísticos.
Nestes 18 anos, o jornal O País tem desempenhado um papel fundamental na construção da história do país e na consolidação da democracia. As nossas páginas testemunham momentos marcantes da nossa história – momentos de alegria e de esperança -; mas também desafios e adversidades, que nos proporcionam muita aprendizagem e vincam a nossa missão de informar e empoderar os nossos leitores.
Desde os primeiros anos, quando a democracia ainda era uma semente frágil e os alicerces da liberdade estavam a ser consolidados, o “O País” esteve presente, exercendo o seu papel de informar, questionar e estimular um debate público saudável e construtivo. Acreditamos que, nesse sentido, desempenhamos um papel crucial na consolidação da democracia, ao levar, diariamente, a informação necessária aos nossos leitores, para que possam formar as suas próprias opiniões e participar, activamente, na construção de um futuro melhor para todos.
Somos guardiões da memória colectiva, resgatamos do esquecimento os acontecimentos que moldam o destino da Nação. Ao documentarmos a história do nosso país e as transformações da nossa sociedade, contribuímos para a formação de uma consciência crítica e informada, fortalecendo a identidade nacional.
Hoje, com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação a indústria da media vive novos desafios. No entanto, vemos esses desafios como oportunidades para nos reinventarmos e nos adaptarmos às demandas de uma sociedade em constante evolução. Exemplo disso foi a nossa passagem para publicação digital. Este facto revela que olhamos para o futuro confiantes e comprometidos em abraçar as novas tecnologias, aprimorar a nossa actuação e fortalecer o nosso relacionamento com os leitores.
Neste aniversário, reitero o meu agradecimento a todos os que fizeram e fazem parte desta história. Que sigamos juntos, reforçando o jornalismo profissional e promovendo o desenvolvimento do nosso país.