O País – A verdade como notícia

100 pessoas burladas com promessas de admissão em Gaza 

Cerca de 100 pessoas foram burladas com promessas de admissão para o Instituto de Formação de professores de Chongoene e para as Forças Armadas de Defesa de Moçambique. As burlas incluem promessas relacionadas aos empregos no aparelho do Estado e soltura de detidos nas esquadras de Gaza. As vítimas pagaram entre 5 e 50 mil meticais. Em conexão com o caso, está detido um ex-funcionário do SERNAP.

O indiciado de 45 anos de idade escondia-se por detrás de vários perfis profissionais, e conforme as preocupações das suas vítimas, colocava as cartas na mesa mediante o pagamento de elevadas somas em dinheiro.

No esquema de burlas supostamente realizadas pelo ex-funcionário do serviço nacional penitenciário, caíram mais 100  pessoas, na sua maioria jovens recém formados residentes em Xai-Xai. 

Entre as vítimas, há duas jovens de 20 e 21 anos de idade, que viram o sonho de admitir ao Instituto de Formação de Professores de Chongoene transformar-se num pesadelo.

Outra vítima diz ter sido contactada pelo burlador que apresentava facilidade para ingressar às fileiras das Forças Armadas de Defesa de Moçambique.

Por sua vez, o indiciado alega ser um “biscateiro” e refuta autoria das burlas  que ocorreram entre Fevereiro e Abril corrente.

A Polícia da República de Moçambique, entretanto, diz que evidências apontam para o seu envolvimento nas burlas, e que segue investigações para se apurar de que forma o indiciado teve acesso a informação sigilosa das suas vítimas.

Na posse do indiciado, foi encontrado um telemóvel cujo banco de informação  aponta para mais de 100 transferência de valores estimados em quase 500 mil meticais. 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos