O País – A verdade como notícia

Líderes mundiais lamentam a morte da Rainha Isabel II e saúdam seu legado

Foto: TV Cultura

Após o anúncio da morte da Rainha Isabel II, aos 96 anos, várias lideranças mundiais publicaram mensagens de pêsames e de admiração pela trajectória da monarca.

O Presidente russo, Vladimir Putin, segundo o Notícias ao Minuto, apresentou condolências ao Rei Carlos III e elogiou o papel da Rainha Isabel II.
“Durante muitas décadas, Isabel II desfrutou, com justiça, do amor e do respeito dos seus súbditos, bem como de uma autoridade no palco mundial. Os eventos mais importantes da história recente do Reino Unido estão inextricavelmente ligados ao nome de Sua Majestade”, afirmou o chefe de Estado russo num comunicado divulgado pelo Kremlin.

Ao novo Rei do Reino Unido, filho de Isabel II, Charles III, Putin desejou coragem e resiliência “diante desta perda difícil e irreparável”.

“Peço-lhe que transmita minhas sinceras palavras de solidariedade e apoio aos membros da família real e a todo o povo britânico”, disse Putin.
O Presidente francês publicou uma mensagem na rede social Twitter, onde se referiu à Rainha como “amiga da França”.

“Incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Recordo-me de uma amiga da França, uma rainha de copas que marcou para sempre seu país e o seu século”, sublinhou o chefe de Estado francês citado pela SIC Notícias.

“A sua lealdade e sentido de missão pelo seu país e pelo mundo é admirável”, lê-se na mensagem do Presidente moçambicano, Filipe Nyusi.
“A Rainha Isabel II personificava um vigor discreto e o mundo teve a felicidade de testemunhar ao longo de décadas”, salientou.

Poucos minutos depois da notícia do falecimento da Rainha Isabel II, o Presidente da República de Portugal dirigiu uma carta ao novo Rei do Reino Unido, Carlos III, manifestando “profunda e sincera consternação” e “um imenso pesar” com que tomou conhecimento da morte.

Nessa carta, que publicou no site da Presidência, Marcelo entrega “em nome do Povo português e no meu próprio, os meus sinceros pêsames” pela perda sofrida, assegurando que “Sua Majestade a Rainha Isabel II permanecerá para todos um exemplo de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público, como o foi ao longo dos seus mais de 96 anos de vida e 70 anos de reinado”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou na quinta-feira as mais “sinceras condolências em nome do povo ucraniano pela perda irreparável” que representa a morte da rainha Isabel II.

Numa publicação na rede social Twitter, o presidente ucraniano disse que “foi com profunda tristeza” que soube da morte da monarca britânica.
Em nome do povo ucraniano, Volodymyr Zelensky expressa as sinceras condolências à família real, a todo o Reino Unido e aos países da Commonwealth por esta “perda irreparável”.

“Os nossos pensamentos e orações estão com vocês”, disse.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos