O País – A verdade como notícia

Jovens líbios voltam a manifestar-se contra más condições de vida

Foto: Notícias ao Minuto

Jovens da Líbia manifestaram-se novamente em Tripoli, na noite de domingo para hoje, para protestar contra a deterioração das condições de vida, depois de a sede do parlamento em Tobruk (leste) ter sido invadida na sexta-feira.

Segundo escreve o Notícias ao Minuto, durante as manifestações, os jovens, maioritariamente encapuzados, queimaram pneus e cortaram várias vias, incluindo a estrada circular da capital e a estrada costeira que liga Tripoli aos subúrbios ocidentais.

Os protestos realizaram-se sem intervenção das forças de segurança, que não foram vistas nos vários locais da cidade onde os jovens se reuniram.

Os manifestantes protestam contra os cortes de energia, que duram em média 12 horas por dia no meio de uma onda de calor, e contra a negligência das elites políticas num país dividido, exigindo o seu afastamento.

A ONU condenou o ataque ao parlamento de Tobruk e considerou inaceitáveis os actos de vandalismo e os distúrbios ocorridos. Os protestos dos últimos dias também ocorreram em Bengazi, Sirte, Sheba e Zawiya.

A Líbia tem estado numa situação de caos político e económico desde o derrube do regime de Muhammar Kadhafi, em 2011.

O parlamento de Tobruk é um dos símbolos da divisão da Líbia entre um campo baseado no leste do país, liderado pelo marechal Khalifa Haftar, e o governo de salvação nacional, com sede em Tripoli.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos