O País – A verdade como notícia

Iniciativa de Transparência considera que país está num bom caminho na gestão de recursos

Moçambique está num bom caminho na gestão dos recursos do sector extractivo. A avaliação é da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva, que considera que o país tem sido transparente.
 
Em 2009 Moçambique aderiu à iniciativa global de transparência na indústria extractiva, um mecanismo que permite a avaliação de como tem sido feita a gestão dos recursos do sector. Em 2012, o país foi considerado cumpridor da iniciativa e, até aqui, os elogios não param.
“Os resultados preliminares que temos hoje é que Moçambique está num bom caminho”, elogiou Isabel Chuva, Coord. Nac. Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva.
 
Para a sociedade civil, a classificação é boa, mas ainda é preciso melhorar com urgência alguns aspectos.

“A questão da legislação é muito importante, ainda estamos muito incipientes neste aspecto. A questão da corrupção também é um elemento relevante e as multinacionais ao fazerem o seu trabalho de prospecção muitas vezes não contam com uma equipa nacional para fazer a monitoria”, explicou Lorena Mazive, Instituto para Democracia Multipartidária.
 
Aspectos que para a Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva são desafios.
 
De referir que estes pronunciamentos foram feitos esta terça-feira, em Maputo, a margem de um encontro sobre o ponto de situação da implementação da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva em Moçambique.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos