O País – A verdade como notícia

“Freddy” está a 64 quilómetros da cidade de Quelimane

Foto: O país

O ciclone Freddy está a 64 quilómetros da cidade de Quelimane, na Zambézia, e está a mover-se a uma velocidade de quatro quilómetros por hora. O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê que a tempestade tropical entre amanhã, na província.

As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que a cidade de Quelimane será a porta de entrada do ciclone tropical Freddy, este Domingo.

“O ‘Freddy’ continua como ciclone tropical. Vinha a uma velocidade de deslocamento de 7 quilómetros por hora, mas reduziu a velocidade para 4. Isto vai implicar a entrada tardia no continente, porque contávamos que entrasse na madrugada deste sábado, na cidade de Quelimane, mas, por ter reduzido a velocidade de deslocamento, vai levar mais tempo para entrar”, explicou o meteorologista Manuel Francisco.

Na sua entrada, o ciclone Freddy poderá causar ventos de 150 quilómetros por hora com rajadas até 215 quilómetros por hora e, de seguida, poderá transformar-se em depressão tropical, causando chuvas e ventos fortes.

“Os seus efeitos já se fazem sentir na cidade de Quelimane e em alguns distritos da província de Sofala. Em Morumbala, por exemplo, tivemos, em 24 horas, 491,4 milímetros de chuva. É muita chuva e vai continuar nos próximos dias”, referiu Francisco.

O alerta vai para as províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Nampula, que poderão ser afectadas por chuvas e ventos fortes.
A previsão é de que o ciclone Freddy permaneça no país durante dois dias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos