Directora Nacional do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades adverte aplicar medidas sancionatórias, aos Governos Distritais, que pautarem pela renitência, em atribuir espaços à população em zonas impróprias.
Augusta Maita falava assim, após ter visitado vários locais de entre eles, hídricos, bairros residenciais, campos agrícolas entre outros. Visto que, a situação de inundações tem sido constante e que afecta quase mesmas regiões, sob gestão dos governos distritais e ou municipais.
O Município da Cidade de Inhambane, tem sido uma das eternas vítimas e aqui foi possível ouvir o clamor de alguns moradores, que alegam falta de condições nas zonas de reassentamento.
Por sua vez, as autoridades locais dizem estar a projectar uma solução definitiva, para resolver o problema das zonas propensas a inundações.
Apesar de, em algumas zonas estarem já afectadas devido as torrenciais chuvas que vem caindo, Augusta Maita mostra-se confiante, do nível de prontidão do sector que dirige.
As autoridades continuam, por outro lado a apelar vigilância às comunidades, para que não sejam surpreendidas com as intempéries e encorajam o abandono voluntário, das zonas de risco.