O País – A verdade como notícia

Chapo garante que decorrem negociações “sérias” com Mozal

O Presidente da República, Daniel Chapo, garantiu que decorrem negociações “sérias e justas” com a empresa de fundição de alumínio, Mozal, que prometeu encerrar as portas até ao mês de Março, por insustentabilidade do negócio. 

Trata-se de declarações que foram feitas num encontro entre o Chefe do Estado e o corpo diplomático, alusivo ao Ano Novo. Na ocasião, os diplomatas manifestaram a confiança em Daniel Chapo e no seu Governo.

O encerramento da Mozal já se iniciou, e os trabalhadores já receberam cartas de término de contratos. Nesta quinta-feira, em Maputo, sem revelar o teor das negociações,  Chapo garantiu que estas decorrem com foco na justiça social. 

“Estamos também empenhados em encontrar soluções responsáveis ​​e socialmente justas face à decisão anunciada pela Mozal de encerrar as suas operações em Março. Este é um diálogo sério e contínuo, que tem em conta o impacto social acrescido em milhares de trabalhadores e famílias moçambicanas directa ou indirectamente ligados ao empreendedorismo em Moçambique desde a década de 1990”, assegura Chapo.

Apesar desta garantia, Chapo não revelou se as negociações visam a permanência ou não da empresa no País.

A informação foi avançada na cerimónia de saudação a Daniel Chapo pelo Ano Novo, por parte do corpo diplomático, que elogiou a boa e exemplar condução do actual Governo, apesar dos desafios enfrentados.

“O seu compromisso com o que foi declarado no seu discurso e a sua adopção do diálogo nacional como uma das práticas democráticas mais abrangentes e a participação na vida democrática de Moçambique permitirão à Vossa Excelência construir pontes para promover a paz e a estabilidade social, o que constituirá a ferramenta mais importante da diplomacia económica para alcançar um estado de estabilidade económica”, disse, em representação dos diplomatas, Fazez Jawad.

Em resposta, Daniel Chapo reiterou que o País vive uma era de estabilidade, com foco na paz, progresso económico e reforço da cooperação internacional. “Após um ano no poder e com a firme implementação dos 12 compromissos assumidos com o nosso povo, a começar pelo plano dos primeiros 100 dias, podemos afirmar com convicção que Moçambique vive hoje uma era de estabilidade política, económica e social e de esperança renovada para o povo moçambicano. O Governo moçambicano reafirma a sua total abertura a um diálogo permanente construtivo e transparente com todos os parceiros internacionais aqui presentes, com vista a construir um futuro de paz, estabilidade e prosperidade partilhada”, disse Daniel Chapo.

Na ocasião, Chapo reafirmou que Moçambique vai continuar a fortalecer laços de amizade e solidariedade com outros países.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos